Agora é Lei! Câmara aprova política pública para atender cuidador familiar
- handsandrei
- 16 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei que cria a política pública para atender o cuidador familiar e garante o acesso aos programas públicos de educação profissional, de geração de emprego e renda, de estímulo ao empreendedorismo e de intermediação de mão de obra.
O projeto, de autoria do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) propõe que cuidadores familiares, que na maioria das vezes abandona os estudos e o emprego para se dedicar totalmente a pessoa vulnerável, deverão ser amparados, por até dois anos, apos o falecimento ou internação do familiar assistido.
Segundo o parlamentar, há diversas pesquisas que apontam que 80% dos cuidadores familiares são mulheres, que mais da metade abandonam o emprego e que dificilmente tem tempo disponível para prática de esporte ou lazer. “O cuidador geralmente é pego de surpresa. É o filho que nasce com uma doença rara e precisa dos cuidados exclusivos da mãe e segue assim durante toda a vida, ou o idoso que descobre uma doença degenerativa, e precisa ser assistido de forma integral”, explicou. Ele disse também que em muitos casos, o cuidador fica doente e precisa ser cuidado. “a proposta é que a Fundação de Ação Social, que já faz esse trabalho, tenha um olhar diferenciado para estas pessoas em dois momentos. Primeiro, para entender que mesmo se dedicando ao atendimento, entenda que precisa cuidar da sua saúde física e mental também. E segundo, quando a pessoa assistida morre, para que ela tenha o atendimento necessário para voltar ao mercado de trabalho”, completou.
Para a conclusão do projeto foram feitas diversas reuniões com cuidadores familiares e também com servidores da Fundação de Ação Social (FAS). “Foi um projeto construído a partir de conversas com cuidadores familiares e na sequencia diversas reuniões com a presidente da FAS, Maria Alice Erthal e demais servidores. Chegamos a um consenso, onde os cuidadores se sintam atendidos e a FAS com condição de implementar o PL”.
O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores e segue para aprovação do prefeito Rafael Greca.

Comments