top of page

Ida Hannemann de Campos dará nome a CMEI do bairro Rebouças

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques (Câmara Municipal de Curitiba)



ree

“Ida Hannemann de Campos foi uma das mais representativas na história da arte paranaense e brasileira”, defendeu Jornalista Márcio Barros. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)


O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou dois projetos de lei que nomeiam creches municipais da capital. O primeiro dá o nome de Ida Emília Hannemann de Campos a um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) localizado no bairro Rebouças. O outro nomeia de Maria José Coutinho Camargo uma unidade da Educação Infantil recém-inaugurada no bairro São Lourenço, próxima ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). As votações em primeiro turno aconteceram nesta terça-feira (23). 

Apresentada pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), a matéria que pretende batizar o equipamento público localizado no bairro Rebouças de Ida Hannemann de Campos foi acatada com 26 votos “sim”. Falecida em 2019, aos 96 anos, ela era artista plástica, pintora e desenhista. “Foi uma artista múltipla, sendo ainda ceramista, tapeceira e poetisa. […] Foi a primeira artista plástica mulher a realizar exposição individual em galeria de arte em Curitiba. Em novembro de 1959, na Galeria Cocaco, a artista expôs 35 pinturas a óleo”, disse. 

A artista foi um dos nomes mais representativos da primeira geração modernista do Paraná, geração esta que teve o mestre Guido Viaro como seu principal promotor e o expressionismo como umas das principais formas de expressão (008.00004.2024). Ida Hannemann de Campos também trabalhou com a galeria de arte Solar do Rosário por mais de 20 anos, fazendo parte do livro “Pintores Contemporâneos do Paraná - volume 3”, editado em 2003. 

Segundo o parlamentar, obras da artista fazem parte do acervo de quatro museus paranaenses: Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu Paranaense (MUPA) e Museu de Arte da UFPR (MUSA). Ela também possui murais na praça do Asilo São Vicente de Paulo, na Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e um painel denominado “Gente da Terra” na praça Santos Dumont, em Morretes (PR). “Ela se manteve em plena e intensa produção até o fim da vida, em seu atelier sonhando sempre em pesquisar e realizar cada vez mais”, finalizou Barros. 

Artista plástica dará nome à CMEI no Rebouças

Outra denominação especificada de CMEI também foi aprovada pela Câmara na sessão de hoje. De Bruno Pessuti (Pode), a proposta que dá o nome de Maria José Coutinho Camargo ao CMEI localizado no São Lourenço foi aprovada com 25 votos favoráveis (008.00003.2024). Foi a homenageada quem idealizou a criação daquele espaço, inaugurado em 1981. Falecida em abril de 2006, aos 87 anos, ela era casada com o desembargador Heliantho Guimarães Camargo, mãe do Desembargador Clayton Coutinho de Camargo e avó do conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e ex-deputado estadual Fábio Camargo. 

Recentemente, o imóvel do CMEI que terá o nome dela foi doado à Prefeitura de Curitiba pela Associação de Amigos do Centro Social Infantil Maria José Coutinho Camargo, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), graças à lei municipal 16.271/2024, aprovada pelos vereadores. “É um dos melhores CMEIs que a cidade de Curitiba tem neste momento. Era conhecido como a creche do TJ-PR. O CMEI atende quase 300 crianças. Acredito que todos os vereadores e vereadoras de Curitiba devem conhecer este CMEI, para verem como é possível fazer uma educação pública de qualidade”, disse o autor da homenagem. 

Com a aprovação das duas homenagens em primeiro turno, ambas precisam retornar ao plenário na sessão desta quarta-feira (24) em uma nova votação, antes de estarem prontas para sanção prefeitural.



 
 
 

Comentários


JORNALISTA MÁRCIO BARROS

SUPERINTENDENTE DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO

RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 45 - 9. ANDAR | CENTRO | CURITIBA 

PARANÁ | CEP.: 80.010-180

logo_principal.png
bottom of page