top of page

Vereadores aprovam documento de identificação para pessoas com câncer em Curitiba

Todos os 28 vereadores que estavam no plenário da Câmara Municipal de Curitiba na sessão desta terça-feira, dia 19, votaram a favor do projeto que cria a carteira de identificação para pessoas com câncer.

A iniciativa é dos vereadores Alexandre Leprevost e Jornalista Márcio Barros. e tem como objetivo garantir o acesso dos pacientes a direitos previstos em lei, mas que dependem da comprovação do estado de saúde para serem concedidos.

Dando o exemplo do câncer de mama, Márcio Barros citou casos em que as mulheres tiveram que demonstrar a mastectomia para acessar direitos garantidos às pessoas com câncer. “Hoje, elas têm que andar com um dossiê [de laudos médicos] para terem os seus direitos respeitados”, protestou o parlamentar. “O projeto que a Câmara aprovou hoje não vai gerar custos ao Município, porque a identificação vai ser disponibilizada online”, completou.

Durante a discussão, diversos parlamentares pediram a palavra, durante o debate, para dar exemplos pessoais do enfrentamento do câncer, como fez a Sargento Tânia Guerreiro (União), ou de casos na família, como Ezequias Barros (PMB). Pela Associação Amigas da Mama, acompanharam a discussão em primeiro turno, aplaudindo a aprovação na CMC, Maria Aparecida dos Santos, presidente, Daniele Banzzatto, advogada, e Gladys Haluch, que é a primeira-secretária da entidade.



bottom of page